Sónar confirma mais duas atrações

E a versão brasileira do festival Sónar, não pára de rechear seu staff para a edição 2012. Foram confirmados ontem através das redes sociais do evento mais duas atrações de peso, Cut Chemist (foto) & o rapper fora do comum que atende apenas pelo nick “Doom“.

Lucas MacFadden, mais conhecido como Cut Chemist, é um DJ e produtor norte-americano. Ex-membro do grupo de rap underground Jurassic 5 e da banda de funk-latino Ozomatli, Chemist é um mestre na arte do turntablism – a manipulação e o uso dos toca-discos como um instrumento musical.

Talvez um dos diferenciais de Chemist em relação aos outros turntablists seja sua profunda bagagem de sons globais, sejam eles etíopes, colombianos, sudaneses ou mesmo brasileiros. E podemos dizer que Chemist é um apaixonado pelo nosso País. Já se envolveu em projeto com alguns dos nossos mais lendários bateristas (Wilson das Neves, Ivan Conti e João Parahyba), e seu primeiro álbum solo, The Audience’s Listening (2006), possui samples de “Berimbau”, faixa com vocais de cantora Astrud Gilberto e levada bossa nova.

Chemist já coloborou inúmeras vezes com o compatriota DJ Shadow, abriu shows da cantora Shakira, participou do filme Juno e compôs trilha sonora para propaganda do iPod Nano. Sua última mixtape, Soundofthe Police, foi inteiramente gravada com apenas um toca-discos, um mixer, um pedal de loops e música africana.

DOOM (ex- MF DOOM) é uma figura essencial para aqueles que apreciam o lado mais underground do hip-hop. Dono de um excêntrico jogo de palavras, o rapper mascarado (uma homanagem ao Dr. Destino, arqui-iminigo do Quarteto Fantástico) desenvolveu sua própria mitologia baseada em histórias em quadrinhos, monstros japoneses e programas de TV antigos, dando a ele uma aura lendária que o ajudou a conquistar todo o tipo de fã – Thom Yorke, por exemplo, remixou sua música “GazzillionEar”.

Na ativa desde 1988, quando ainda assinava como Zed Love X e era membro do grupo KMD, DOOM assumiu sua persona atual enquanto se recuperava da morte do seu irmão Subroc, em 1993. Desde então lançou seis álbuns solo, além de diversos projetos colaborativos. Entre eles: DangerDoom (com Danger Mouse), Madvillain (com Madlib) e JJ DOOM (projeto que será lançado em Maio e que conta com a participação de JneiroJarel, ele mesmo formado pela Red Bull Music Academy).

Os ingressos para o Sónar São Paulo 2012 podem ser adquiridos no: www.ingresso.com.

Mais informações sobre horárioswww.sonarsaopaulo.com.br

Agradecimentos: Gefferson Eusébio