“Guns Of Brixton ” e seus samples

Em 1979, a antólogica banda punk The Clash, lançou um dos trabalhos mais revolucionários da indústria fonográfica. “London Calling” era um mexidão sonoro que incluía no básico punk rock, pitadas de reggae, dub, funk e rockabilly. Muitos puristas torceram o nariz, e acharam que o quarteto estava afinado demais para continuar fazendo parte de um movimento que primava pela simplicidade.

O disco serviu de influência para dezenas de artistas do pós punk, anos mais tarde para Green Day, Rancid e várias bandas de ska hardcore.

Composta por Paul Simonon,”Guns of Brixton” não seguia os dogmas da cena de 77, tinha forte influência da música jamaicana. Sua linha de baixo foi sampleada na década de 1990 pelo ex – Housemartins, Norman Cook (aka Fatboy Slim). No momento ele fazia parte do Beats International e o trecho foi utilizado na bem sucedida “Dub Be Good To me“. Óbvio que os integrantes do Clash não acharam muita graça e foram na justiça pedir seus direitos autorais. Em 2004, foi a vez do Cypress Hill relembrar o single no suave rap de  “What’s Your Number“.

Anúncios

Vai, pode falar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s