Whip It: Patins, garotas e porrada

“Seja sua própria heroína”. É com essa mensagem que ficamos na cabeça ao assistir “Whip It” (Garota Fantástica/ 2009) dirigido pela inquieta Drew Barrymore (estreando na direção), e estrelado pela promissora Ellen Page , que já viveu uma caçadora de pedófilos em “Menina má.com“, a mutante Kitty Pride em “X-Men 3“, e a adolescente grávida e irônica de Juno (filme que a catapultou para o estrelato).

A rebelde Bliss Cavendar (vivida por Page) tem uma vidinha chata numa cidadezinha do interior do Texas aonde suas maiores distrações são ouvir indie rock, trabalhar numa lanchonete, e viver uma rotina pré-determinada por sua severa mãe que insiste em inscreve-lá num concurso de beleza. Certo dia comprando botas num brechó, Bliss se depara com um fanzine de Roller Derby e sai escondida numa noite com sua amiga Pash (Alia Shawkat) para conferir essas garotas duronas de patins.

óbvio que ela pira nas moçoilas se degladiando na pista de patinação e decide iniciar um treino em segredo mentido sua idade. Ela acaba aceita e sendo rebatizada como Babe Ruthless (alusão ao jogador de beisebol Babe Ruth), ao lado das novas companheiras Smashley Simpson (Barrymore), Maggie Mayhem (Kristen Wiig), Rosa Sparks (Interpretada pela rapper Eve) & Bloody Holly (Zoe Bell), de quebra, ganha uma rival nada fácil, a cruel Iron Maven (Juliette Lewis).

O longa poderia ser considerado um Rocky de saias devido ao apelo anti-herói das meninas, em especial de sua protagonista que quer fugir do lugar comum e tentar algo que a faça feliz, mesmo que custe acabar com o seu bom relacionamento familiar e que seus pais não a enxerguem mais como a filha certinha.

Fique com os ouvidos atentos para a trilha incidental que possuí faixas empolgantes de Ramones, Weezer, The Breeders, Peaches, Goose , MGMT com o hino “Kids“, Little Joy e Strokes (ambas bandas do ex-marido de Drew, o baterista Fabrício Moretti).

Vai, pode falar.