R.E.M. 30 anos

Há exatos 30 anos atrás, quatro estudantes da cidade de Athens (Geórgia) resolveram dar uma sacudida em suas vidas formando o que viria a ser uma das maiores bandas do mundo. Os meninos batizaram sua banda com a sigla R.E.M. (ou Rapid Eye Movement), uma referência ao estágio avançado do sono.

Sua estreia oficial em 1982 com o EP “Chronic Town” já apontava que eles não estavam de brincadeira. No ano seguinte, veio a consagração com o ótimo “Murmur” que foi um dos álbuns mais elogiados ao lado dos já famosos Michael Jackson e U2. Durante sete anos, Michael Stipe, Bill Berry, Peter Buck e Mike Mills não descansaram e produziram um disco novo por ano. Com a cansativa  turnê de “Green” de 1988, eles finalmente conseguiram virar astros do primeiro time do rock, e suas faixas feitas sob medida para as college radios reverberaram no mainstream. Infelizmente após essa tour, os quatro integrantes decidem ficar três anos sem gravar e alguns anos longe da estrada.

O que parecia um suicídio comercial, teve efeito contrário “Out of Time” foi seu trabalho mais bem sucedido e os hits “Losing My Religion“, “Radio Song” e “Shiny Happy People” tocaram até cansar os ouvidos. Em meio ao hype das guitarras distorcidas das bandas de Seattle, foi lançado o quase acústico “Automatic for The People“, outro sucesso certeiro com as belíssimas “Man on The Moon“, “Drive” e “Everybody Hurts“.

Passada a famosa “ressaca grunge” o R.E.M. surpreende seus fãs anunciando uma série de shows para promover o barulhento “Monster” de 1994. Ainda meio enferrujados, o quarteto passa por uma série de idas ao hospital quase provocando o cancelamento da tour.

Anos depois, é a vez de “New Adventures in Hi-Fi“, último disco com a participação do baterista Bill Berry que deixa a banda para se tornar um fazendeiro e dedicar-se mais a sua família. Mantendo três integrantes originais, eles seguem com suas carreiras lançando mais quatro trabalhos de estúdio, e até hoje (felizmente) rodando o mundo.

Para esses guerreiros da música, desejo um feliz aniversário por esses 30 anos de bons serviços prestados.

“Pretty Persuasion”

“Man on The Moon”

Vai, pode falar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s